Entenda a importância do MDFe como documento fiscal

Posted by Arthur Vinícius on 13.11.14

O MDFe é a implantação do novo modelo nacional de documento fiscal eletrônico que tem como objetivo substituir o modelo de emissão do documento em papel, o documento terá validade jurídica garantida pela assinatura digital do emissor, permitindo o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco, facilitando o registro em lote de informações fiscais em trânsito e a identificação das unidades de carga, além das demais vistorias nos postos fiscais. 

O Manifesto Eletrônico contém informações importantes sobre outros documentos fiscais obrigatórios como o Conhecimento de Transporte e Nota Fiscal referente a devida carga transportada no momento. Desta forma, a emissão do MDFe tornou-se um procedimento obrigatório para transportadoras, por ser uma ferramenta que agiliza e evitar burlas fiscais para a Secretaria da Fazenda.

O Manifesto de Carga deverá ser emitido pela transportadora que corresponda a mais de um conhecimento de transporte (CTe), pelos demais contribuintes nas operações para as quais tenham sido emitidas mais de uma nota fiscal (NFe) e cujo transporte for realizado em veículo próprio, arrendado ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas. Caso a fiscalização identificar o veículo desacompanhado da documentação exigida, irá penalizar a transportadora e o cliente da empresa.

Alguma dúvida? Você gostou das dicas? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário!

Já baixou nosso Guia Prático de MDFe? Clique e faça agora o download!