CTeDocumentos Fiscais

Como consultar o DACTe online para o transporte de cargas

3 minutos de leitura
Como consultar o DACTe online para o transporte de cargas
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 15 de março de 2024

No setor de transporte de cargas já é bastante comum gerenciar documentos online como o DACTe, comprovante fiscal que acompanha obrigatoriamente as prestações de serviço de transporte.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode emitir o DACTe online e tirar as principais dúvidas que rodeiam esse documento fiscal.

    O que é DACTe?

    A sigla DACTe significa Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte eletrônico, isto é, do CTe. Como o próprio nome diz, é a representação do CTe e serve para acobertar as operações.

    Esse documento é obrigatório em todas as prestações de serviço de transporte de cargas no Brasil, tanto entre cidades quanto entre estados. 

    Entre os principais objetivos do DACTe, podemos citar:

    • Acompanha a carga durante o transporte, fornecendo informações básicas sobre o serviço em andamento (valores, destinatário, emitente, etc.);
    • Auxilia na escritura de operações registradas no Conhecimento de Transporte eletrônico, quando o tomador de serviço não for um contribuinte credenciado para emissão de documentos fiscais eletrônicos;
    • Guarda a chave numérica com 44 posições para eventual consulta de informações do CTe (chave de acesso do documento).

    É importante lembrar que não é apenas a transportadora que pode emitir o CTe. Existem mais envolvidos que podem gerar o documento e você pode conferir quem são clicando aqui.

    Diferença entre DACTe e CTe

    Sempre gostamos de frisar que o DACTe é diferente do CTe, uma vez este último é uma versão 100% digita. Já o DACTe, que pode ser apresentado também de forma impressa, é utilizado para acompanhar a transportadora durante o frete, além de ser uma forma de consultar o CTe no sistema.

    Logo, como o CTe não pode ser impresso, e o que você deve levar durante o transporte de mercadorias é o DACTe.

    >> Saiba mais sobre o CTe acessando nosso guia completo

    É possível consultar o DACTe online?

    Se você deseja fazer uma consulta do DACTe online, é necessário emitir o CTe anteriormente. Após fazer isso em um sistema emissor, todos os documentos gerados permanecem armazenados no software para que você consulte sempre que precisar.

    Mas vale ressaltar que, ao tentar consultar o DACTe online, o que você vai encontrar disponível é o CTe, já que o Documento Auxiliar é uma versão impressa. 

    Como emitir o CTe online

    Não há outra forma de ter o seu DACTe que não seja online, já que, para emitir o CTe, é necessário ter conexão com a internet a fim de enviar e receber informações da Sefaz (Secretaria da Fazenda), órgão que autoriza a emissão do documento.

    Mas, além da internet, você precisará cumprir outros passos para, enfim, gerar seu DACTe online.

    1. Solicite o credenciamento na Sefaz do seu estado para poder emitir o documento. 

    2. Obtenha o certificado digital, ferramenta obrigatória que funciona como uma assinatura durante o processamento de dados na internet. A lista de autoridades certificadas está disponível na página da ICP – Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas).

    3. Tenha um sistema emissor de CTe para gerar o documento fiscal e gerenciar os dados referentes a ele.

    4. Cadastre os dados da transportadora no sistema emissor, assim como as informações dos seus clientes e da sua tabela de frete.

    5. Possua conexão com a internet para o emissor enviar informações à Sefaz e a mesma retornar com o CTe autorizado.

    Feito isso, você poderá gerar seu DACTe online direto do software emissor de CTe!

    >> Confira aqui o passo a passo completo para emitir o CTe

    dacte versão impressa do cte
    Modelo do DACTe, versão resumida do CTe, que deve acompanhar o responsável pela carga durante todo o transporte.

    Por quanto tempo devo guardar o DACTe?

    O DACTe deve acompanhar, de forma física ou digital, a mercadoria do início ao fim do transporte. Após isso, você não precisa armazenar o DACTe, uma vez que você terá acesso aos mesmos dados no CTe que você emitiu e este sim, deve ser arquivado por 5 anos.

    Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o DACTe que você pode obter online.

    Agora, se você precisa testar um emissor de CTe rápido e completo para suas operações de transporte, experimente o Hivecloud CTe e faça uma emissão gratuita!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.