Tabela de Frete

Descubra como eliminar os erros no cálculo do frete

3 minutos de leitura
Descubra como eliminar os erros no cálculo do frete
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de janeiro de 2024

Numa transportadora, qualquer erro é bastante prejudicial para o funcionamento do negócio, afinal o serviço de transportes é bastante complexo e requer o uso de recursos de alto investimento, como combustíveis, caminhões, caminhonetes, manutenção de veículos etc. Por isso, é preciso estar sempre atento para minimizar e eliminar erros no cálculo do frete.

Não raro as transportadoras vivem tendo problemas com o cálculo de frete, e poucos erros podem ser suficientes para sua transportadora ficar no vermelho. As causas desses deslizes são muitas, e trazem consequências desastrosas.

Se o transportador constantemente cobrar o preço errado de seus clientes, vai chegar num momento em que a empresa não terá receita suficiente para pagar em dia seus recursos, como funcionários, combustíveis, veículos etc.

A situação pode ficar tão complicada, chegando até na falência do negócio. Uma situação drástica e que poderia ser evitada se o transportador cuidar dos problemas antes que eles virem uma bola de neve.

    Automatização de cálculos das tarifas e impostos do transporte

    São muitas as causas dos deslizes no cálculo do frete. Realizar essa atividade manualmente, por exemplo, é uma ação que, sem dúvida, faz o transportador fornecer um preço errado pelo seu serviço.

    Se ele utiliza muitas tarifas na sua tabela de frete, as chances de obter um valor errado aumentam. A solução nesse caso é automatizar o cálculo de fretes, evitando falhas decorrentes de distrações do transportador.

    Porém, além de automatizar o cálculo de frete, é preciso automatizar o cálculo dos tributos, alíquotas e outras particularidades dos impostos que incidem no serviço, como o ICMS.

    Se o transportador não tiver um bom domínio sobre parâmetros fiscais que incidem em sua operação, sem dúvida vai falhar nesse cálculo, consequentemente gerando um preço final incorreto, tendo prejuízo da mesma forma, porém dessa vez com os impostos.

    Elimine a digitação dos valores do frete

    Mesmo fazendo a automatização através de planilhas ou outros sistemas de cálculo, ainda assim ainda há possibilidade do transportador errar no frete se, por exemplo, digitar incorretamente os valores das tarifas. Para reduzir as chances de erros decorrentes do preenchimento manual, é possível fazer a importação automática dos valores das tarifas usando tecnologia EDI.

    Faça simulações, revisões e validações dos preços

    Além de ajustar as partes operacionais do cálculo, o transportador também pode eliminar os erros fazendo simulações e revisões dos preços.

    Por ser um procedimento bastante simples, algumas transportadoras podem até ignorar, mas é uma ação bastante eficaz para evitar prejuízos a longo prazo. Realizar a simulação de transportes estaduais, interestaduais, nacionais, com cargas diferentes etc. vai ajudar a perceber se as configurações de cálculo em seu sistema estão corretas.

    E para garantir máxima certeza dos valores, faça valide as simulações internamente na empresa, e também externamente, com os clientes.

    Você tem certeza que cobra o valor correto em suas operações de transporte? É verdade que existem muitas tarifas que incidem no custo final do transporte e, por causa disso, muitas transportadora são afetadas diariamente por não saberem realizar esse cálculo corretamente.

    Assista nossa vídeoaula gratuita sobre todas essas tarifas e aprenda de uma vez por todas como calcular o valor de seu frete!

    Pensar em soluções que evitem erros no cálculo do frete é uma atitude que toda transportadora em busca do sucesso deve adotar.

     A adoção de ferramentas de gestão com recursos de calculo automático de frete é uma das melhores saídas para evitar deslizes.

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.