Sua transportadora se preocupa com a qualificação profissional dos funcionários?

Posted by Paula Xavier on 25.10.16 with No comments
Um dos maiores desafios de qualquer empresa que deseja prosperar é garantir funcionários qualificados e engajados nas atividades do trabalho. Incentivar seus funcionários, principalmente os que estão iniciando na empresa, a aprimorarem seus conhecimentos profissionais é uma atitude que todo líder ou gestor deve ter, pois o crescimento de um negócio está intimamente ligado ao desenvolvimento das pessoas que trabalham nele.

A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO
Quando uma transportadora – ou qualquer outra empresa – apresenta com bastante frequência pequenos deslizes na operação, como o envio de informações erradas aos embarcadores ou preenchimento inadequado dos documentos fiscais, é possível que entre as causas, esteja o desconhecimento dos funcionários acerca dos procedimentos operacionais e das tecnologias utilizadas na operação.

Além da expertise técnica, o profissional que trabalha com transportes precisa estar ciente de questões tributárias, legais, fiscais etc, que envolvem as atividades da transportadora. Sem um conhecimento básico da legislação que regula o setor de transportes, dos tributos e impostos envolvidos na operação, das multas aplicáveis ao setor, é certo que irão surgir dúvidas com relação às atividades a serem executadas, atrasando o andamento das operações subsequentes.

COMO INVESTIR NA QUALIFICAÇÃO?
Oferecer capacitações e treinamentos é um dos procedimentos mais comuns que as empresas adotam para melhorar o nível de qualificação do seu quadro de funcionários. Porém, sabemos que nem todas as transportadoras possuem uma realidade que permite esses investimentos extras, mesmo que os resultados sejam extremamente positivos. Além disso, no momento delicado em que a economia se encontra atualmente, é provável que essa seja a última escolha de empresas que estão começando suas atividades no mercado.

Porém, não é apenas oferecendo cursos de ponta que uma empresa consegue qualificar sua equipe. Confira algumas alternativas boas e que vão se encaixar no orçamento de sua empresa:

  • Realizar treinamentos com o apoio dos funcionários mais antigos da casa, que já possuem uma bagagem de experiências e expertise suficiente para transmitir aos funcionários mais recentes.
  • Outra opção é divulgar entre os funcionários cursos online gratuitos ou de baixo valor. Na internet você encontra vários sites que disponibilizam conteúdo de forma acessível para sua transportadora.
  • Buscar treinamentos com pacote para empresas e a preços acessíveis. Vale a pena pesquisas e analisar consultorias ou empresas de educação profissional que estão começando agora, pois o valor geralmente é mais acessível.
  • Tão importante quanto conhecer assuntos técnicos é conhecer as operações da transportadora. Faça reuniões para apresentar aos funcionários o trabalho da empresa: os serviços oferecidos, os clientes atendidos, as metas de crescimento, o perfil do seu negócio.

Não se esqueça que ao realizar ações que promovam o crescimento dos integrantes da transportadora você estará também investindo no desenvolvimento de sua empresa, portanto não isso para depois! A Hive.cloud possui a plataforma de educação Hive.cloud EDU, com cursos gratuitos de qualificação para transportadores. Acesso a página do Hive.cloud EDU e confira agora!