Gestão de Transporte

Sua transportadora se preocupa com a qualificação profissional dos funcionários?

2 minutos de leitura
Sua transportadora se preocupa com a qualificação profissional dos funcionários?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 6 de dezembro de 2022

    Um dos maiores desafios de qualquer empresa que deseja prosperar é garantir funcionários qualificados e engajados nas atividades do trabalho.

    Incentivar seus funcionários, principalmente os que estão iniciando na empresa, a buscar a qualificação profissional é uma atitude que todo líder ou gestor deve ter, pois o crescimento de um negócio está intimamente ligado ao desenvolvimento das pessoas que trabalham nele.

    A importância da qualificação profissional

    Quando uma transportadora – ou qualquer outra empresa – apresenta com bastante frequência pequenos deslizes na operação, como o envio de informações erradas aos embarcadores ou preenchimento inadequado dos documentos fiscais, é possível que entre as causas, esteja o desconhecimento dos funcionários acerca dos procedimentos operacionais e das tecnologias utilizadas na operação.

    Além da expertise técnica, o profissional que trabalha com transportes precisa estar ciente de questões tributárias, legais, fiscais etc, que envolvem as atividades da transportadora.

    Sem um conhecimento básico da legislação que regula o setor de transportes, dos tributos e impostos envolvidos na operação, das multas aplicáveis ao setor, é certo que irão surgir dúvidas com relação às atividades a serem executadas, atrasando o andamento das operações subsequentes.

    Como investir na qualificação profissional?

    Oferecer capacitações e treinamentos é um dos procedimentos mais comuns que as empresas adotam para melhorar o nível de qualificação do seu quadro de funcionários.

    Porém, sabemos que nem todas as transportadoras possuem uma realidade que permite esses investimentos extras, mesmo que os resultados sejam extremamente positivos.

    Além disso, no momento delicado em que a economia se encontra atualmente, é provável que essa seja a última escolha de empresas que estão começando suas atividades no mercado.

    Porém, não é apenas oferecendo cursos de ponta que uma empresa consegue qualificar sua equipe. Confira algumas alternativas boas e que vão se encaixar no orçamento de sua empresa:

    • Realizar treinamentos com o apoio dos funcionários mais antigos da casa, que já possuem uma bagagem de experiências e expertise suficiente para transmitir aos funcionários mais recentes.
    • Outra opção é divulgar entre os funcionários cursos online gratuitos ou de baixo valor. Na internet você encontra vários sites que disponibilizam conteúdo de forma acessível para sua transportadora.
    • Buscar treinamentos com pacote para empresas e a preços acessíveis. Vale a pena pesquisas e analisar consultorias ou empresas de educação profissional que estão começando agora, pois o valor geralmente é mais acessível.
    • Tão importante quanto conhecer assuntos técnicos é conhecer as operações da transportadora. Faça reuniões para apresentar aos funcionários o trabalho da empresa: os serviços oferecidos, os clientes atendidos, as metas de crescimento, o perfil do seu negócio.

    Já imaginou descobrir todos os segredos para a fidelização de seus clientes? Esse é o objetivo de muitas empresas, mas poucas realmente conseguiram construir uma relação favorável com seus clientes.

    É pensando em ajudá-lo que nós preparamos um outro conteúdo com tudo que você precisa saber para fidelizar os clientes de sua transportadora em nosso infográfico completamente gratuito.