Transportadora

Dicionário do Transporte – Expedidor no CTe

1 minuto de leitura
Dicionário do Transporte – Expedidor no CTe
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 5 de abril de 2023

    O ramo dos transportes exige dos profissionais um conhecimento bastante afiado dos conceitos que estão presentes no dia a dia da transportadora. Por exemplo, durante a digitação do CTe, não saber exatamente o que cada campo de preenchimento significa pode gerar complicações fiscais e atrasos de entrega prejudiciais para o funcionamento da empresa.

    Uma das expressões que deixam dúvidas nos que estão adentrando numa transportadora e vão trabalhar com emissões de documentos é o Expedidor, e pensando nisso, hoje vamos explicar nesse texto quem ele é como identifica-lo no serviço de transporte.

    Em linhas gerais, o expedidor é quem fica responsável por entregar uma carga a uma transportadora para que esta inicie o transporte, e quase sempre isso é feito por uma outra transportadora. Não são todos os tipos de transporte que admitem um expedidor no CTe, apenas os serviços do tipo Redespacho, Redespacho intermediário ou Serviço vinculado a multimodal.

    Nos casos de redespacho, em que dois ou mais transportadores dividem o transporte, apenas o segundo, ao emitir o Conhecimento deve informar quem é o expedidor. Ex.: O transporte de uma carga de medicamentos vai ser realizado entre São Paulo e Rio de Janeiro por duas transportadoras.

    A empresa 1 vai levar a mercadoria da capital até Campinas, onde uma transportadora 2 irá receber para entregar no Rio de Janeiro. O CTe desse primeiro transporte não terá o campo expedidor preenchido. 

    Quando a transportadora 2 for emitir outro conhecimento para efetuar seu transporte, aí sim o campo Expedidor deve ser preenchido com nome da transportadora 1, a responsável por expedir a carga.

    Na situação de redespacho intermediário, em que três empresas estão presentes, a segunda e última transportadoras envolvidas no transporte são obrigadas a informar o expedidor, que nesse caso é primeira empresa, pois é ela de fato quem expediu a carga.

    Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Tem alguma sugestão para a série Dicionário do Transporte?

    Então deixe aqui embaixo nos comentários, e fique de olho nas próximas postagens!