Gestão de TransporteTransportadora

Confira 10 vantagens do TMS para transportadoras

4 minutos de leitura
Confira 10 vantagens do TMS para transportadoras
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 19 de janeiro de 2024

Durante muito tempo, muitos documentos e informações sobre o transporte de cargas eram registrados manualmente, o que já gerou bastante dor de cabeça para um gestor de transportadora.

Isso porque a área do transporte de cargas é afetada constantemente por mudanças na legislação, medidas fiscais e outros indicadores que geram inúmeras informações e documentos.

Mas hoje, as transportadoras podem contar com a tecnologia para ter uma visão integrada do negócio. Com a chegada do TMS (Transportation Managment System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte) o processo passou a ser informatizado.

Continue lendo este artigo para descobrir as principais vantagens do TMS para a sua transportadora!

    Descubra as vantagens do TMS

    As vantagens do TMS são inúmeras, já que o sistema possui diversos módulos que atendem às necessidades de todos os setores da transportadora. Com isso, a solução agiliza a comunicação e facilita a tomada de decisão.

    Confira seguir os principais benefícios.

    1. Possibilita maior controle das suas operações

    O TMS foi desenvolvido com o intuito de atender às particularidades da operação de transporte. Com isso, o sistema oferece controle das operações, pois consegue gerenciar grandes volumes de informações, como veículos, documentações fiscais, acompanhamento de cargas, custos e todas as etapas de sua operação, entre outros.

    2. Otimiza as suas negociações

    As suas negociações são aperfeiçoadas, pois o TMS facilita a visualização do valor de comissão dos vendedores, por exemplo. Além disso, é possível garantir uma melhor gestão de vendas, pois o módulo informa quais clientes estão sendo atendidos e como está o desempenho dos colaboradores, entre outras informações.

    3. Promove aumento da sua rentabilidade

    A rentabilidade é conquistada por toda a facilidade de verificar informações que o sistema oferece. Entre as principais vantagens do TMS, destaca-se o conhecimento sobre como está o processo da operação de entregas, os sinistros, ocorrências e tudo sobre as atividades de transporte.

    Com isso, é possível garantir a rentabilidade da operação e aumentá-la, fazendo os ajustes corretos e otimizando o setor correto, sem perder investimentos.

    4. Permite analisar os seus processos

    A análise dos processos é mais uma das vantagens do TMS, pois a geração de relatórios entrega aos gestores conhecimentos sólidos que fomentam a tomada de decisão.

    Com essa funcionalidade, torna-se possível identificar falhas nos processos, suas causas e criar planos de ação mais precisos, além de apontar quais etapas podem ser aprimoradas.

    5. Facilita o monitoramento dos carregamentos

    O monitoramento dos carregamentos é facilitado, pois o TMS controla as programações das cargas conforme a capacidade dos itinerários e veículos. A solução também emite o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe), despachos e romaneio, entre outros.

    Além disso, é possível fazer a mensuração da quantidade inicial do pedido e da quantidade realizada para gerar o CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) com os dados corretos.

    6. Agiliza o recebimento do frete

    Com a digitalização dos Conhecimentos de Transporte e integração via EDI, as informações vão chegar mais rapidamente aos clientes, reduzindo drasticamente os erros comuns no processo manual. Como você deve saber, esta é uma das maiores causas para o atraso no recebimento do frete.

    7. Permite o controle financeiro da sua transportadora

    Em plataformas mais modernas de TMS, é possível fazer a gestão financeira da transportadora dentro do próprio sistema, com funcionalidades específicas para o setor.

    Com isso, sua equipe realiza todas as atividades financeiras integradas ao TMS, o que facilita no dia a dia da empresa.

    8. Possibilita verificar o status da mercadoria

    Verificar o status da mercadoria, o processo de entregas e monitorar a viagem (sinistros e imprevistos, por exemplo) evita que ocorram atrasos e garante a satisfação dos clientes. A mercadoria precisa chegar ao cliente com sua integridade preservada, respeitando as expectativas de quem as adquiriu.

    9. Pode ser integrado com outros softwares

    As ferramentas tecnológicas oferecem ganho de tempo e produtividade, o que libera os colaboradores e gestores para focarem seus esforços nas estratégias e soluções de problemas.

    O TMS pode ser integrado a outras soluções, como ao WMS e até mesmo a uma IPEF (Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete), pois a integração entre os sistemas otimiza os fluxos de trabalho.

    10. Expande os seus negócios

    Entre outras vantagens do TMS, está o atendimento às exigências dos principais embarcadores, como a integração de documentos e processos na cadeia logística, otimização de serviços e custos e gerenciamento de operações.

    Com este sistema é possível gerenciar, por meio de módulos, um enorme volume de dados, documentos fiscais, compras, emissão de boletos, fluxo de caixa, fatura, controle de terceiros, expedição, entregas e muito mais.

    Isso não só melhora a percepção que o cliente tem da sua transportadora, como também permite o crescimento do seu negócio.

    E então, gostou de todas as vantagens que o sistema TMS pode proporcionar à sua transportadora? Conheça agora o Software TMS!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.