Gestão de TransporteTransportadora

EDI: use para vender mais frete em sua transportadora

2 minutos de leitura
EDI: use para vender mais frete em sua transportadora
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 26 de abril de 2023

O Intercâmbio Eletrônico de Dados – EDI – tem sido cada vez mais exigido pelos embarcadores de cargas brasileiros. Mas, uma coisa que poucos gestores de transportadoras perceberam, é que é possível aproveitar o EDI para atrair mais clientes e vender mais fretes. Leia agora este artigo para saber como!

Leia também: O que é EDI?

    O EDI aumenta o desempenho da entrega.

    Certamente, o intercâmbio eletrônico de documentos (EDI) ajuda a evitar diversos erros nas operações de transporte. Isso porque os dados são copiados automaticamente de um arquivo para outro, como os campos de uma NFe serem utilizados para preencher um CTe, por exemplo.

    Desse modo, os erros na documentação de transporte causam diversos prejuízos, como atrasos na operação, retenção nos postos fiscais e até mesmo multas. Um erro na averbação da carga, por exemplo, pode colocar em risco toda a mercadoria, por invalidar o seguro contratado.

    Assim, usar o EDI torna as operações de transporte mais assertivas, o que aumenta o desempenho da entrega – e a satisfação do cliente. Um cliente satisfeito tem maiores chances de fechar novos contratos e de recomendar ainda mais clientes.

    Portanto, o uso do EDI pode ser utilizado na força de vendas para garantir uma boa taxa de desempenho na entrega e aumentar as chances de sua transportadora ser qualificada por grandes embarcadores.

    EDI melhora a comunicação com o cliente.

    De fato, uma das principais queixas dos embarcadores de cargas brasileiros é a falta de informação sobre o andamento do transporte. Já que esse problema existe, sua transportadora pode aproveitar para atrair mais clientes oferecendo o EDI como solução para geração de informações rápidas e precisas. Com EDI, as informações podem ser acompanhadas pelo embarcador em tempo real, sem ligações ou troca de emails.

    Por exemplo, ao criar faturas no formato EDI PREFAT, sua transportadora enviará para o cliente um documento fácil de abrir e de compreender. E este é um documento padronizado, que o cliente já conhece e usa. Isso torna a troca de informação mais simples, ágil e sem erros.

    Além disso, o compartilhamento de arquivos via EDI é uma exigência de diversos embarcadores de cargas. Se sua transportadora não utiliza, não poderá atender uma boa parte dos embarcadores do mercado brasileiro.

    > Conheça a transportadora que ganhou seu melhor cliente com EDI.

    EDI Agiliza os Processos

    O compartilhamento de arquivos eletrônicos torna o processo de entrega mais ágil. Com o EDI, o cliente pode solicitar embarques e coletas com apenas alguns cliques, enviando as NFes para sua transportadora em apenas alguns segundos. Após isso, a transportadora consegue emitir o CTe e compartilhá-lo com o cliente rapidamente, de modo 100% online.

    A geração de faturas e os recibos de pagamento também podem ser compartilhados facilmente no meio eletrônico. Os arquivos gerados no sistema do transportador abrem facilmente no sistema dos embarcadores e vice-versa. Tudo isso agiliza o processo de entrega e de recebimento do frete pela transportadora. O EDI permite que sua empresa atenda a mais clientes em menor espaço de tempo.

    > Passo a passo para escolher o melhor EDI para sua transportadora.

    Também é possível compartilhar eletronicamente documentos como CTes, cobranças e ocorrências de entrega. Assim você atende às principais exigências dos grandes embarcadores sobre a informação do transporte.

    Sistema online para integração via EDI

    Integre sua transportadora aos maiores clientes do mercado com sistema EDI.

    Sistema online para integração via EDI

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.