Gestão de TransporteTransportadora

Como aumentar o lucro de uma transportadora com um TMS?

4 minutos de leitura
Como aumentar o lucro de uma transportadora com um TMS?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 19 de janeiro de 2024

Os dias de controles manuais na logística de uma transportadora são agora considerados coisas do passado. Se a sua empresa não aproveita dos benefícios de um software TMS (Transportation Management Software) para aumentar os lucros, provavelmente ela está ficando para trás no mercado.

O TMS é um software de gerenciamento completo para transportadoras, que permite ao usuário acompanhar e otimizar todas as necessidades referentes à gestão da empresa. Ele assegura qualidade, confiabilidade e acessibilidade para os processos logísticos.

Mas como o TMS permite aumentar o lucro de uma transportadora? Quer entender mais sobre como esse sistema pode beneficiar a gestão da sua empresa?

Acompanhe conosco!

    1. Reduzindo as despesas de frete

    A gestão de transportes acaba se tornando mais complexa, na medida em que uma transportadora se desenvolve e adquire mais clientes. Assim, um cálculo errado pode representar perdas inestimáveis para a sua transportadora!

    Foi por isso que sistemas de gerenciamento como o TMS foram introduzidos para melhorar a eficiência geral de sua transportadora. Com um software TMS, esse cálculo passa a ser automático, já que basta cadastrar os valores e enviar para o seu cliente.

    Dessa forma, o gerenciamento de pedidos passa a ser mais rápido e sem complicações e os acordos de pagamento mais inteligentes!

    2. Analisando os seus processos internos

    O software TMS é projetado para gerenciar todas as etapas de uma operação de transporte de cargas e, consequentemente, ajudar na estratégia utilizada para aumentar o lucro de uma transportadora. Ele proporciona um ótimo ROI (retorno sobre o investimento), o que significa que o potencial da solução supera os custos iniciais.

    O programa faz isso possibilitando uma grande redução de custos nos processos internos, o que pode também impulsionar as vendas na transportadora.

    O TMS ajuda no planejamento, na execução, no controle das atividades e no monitoramento de todos os processos na transportadora, desde a consolidação de carga, passando pela emissão de documentos fiscais 100% online, até as entregas e coletas.

    Dessa forma, se algum ponto estiver causando lentidão no processo como um todo, os chamados “gargalos” poderão ser facilmente identificados e eliminados.

    3. Preparando a empresa para as exigências do mercado

    Transmitir credibilidade aos seus clientes para que eles tenham confiança de que seus fretes serão executados da melhor forma possível é fundamental para quem quer aumentar os lucros com o transporte de cargas.

    Um software TMS pode ser integrado com o EDI. Isso deixa a sua transportadora preparada para atender às exigências de grandes embarcadores, principalmente empresas maiores que esperam mais agilidade no processo.

    Os recursos deste software notificam os clientes quando as suas entregas estiverem chegando e você mesmo pode fazer o login e conferir onde a remessa está a qualquer momento. Assim, possíveis equívocos são evitados e você sabe que os erros na emissão acabam travando o lucro de uma transportadora, não é mesmo?

    4. Resolvendo problemas rapidamente

    Uma taxa de lucro favorável depende muito de como a gestão consegue resolver os problemas que surgem com agilidade e eficiência. Você já parou para pensar quantos clientes você já deve ter perdido simplesmente por demorar a resolver o problema dele?

    Por não conseguir identificar gargalos na operação e atrasar o crescimento da sua transportadora?

    Pois é!

    Os recursos de relatórios e análises oferecem visibilidade às empresas sobre quais aspectos específicos de sua operação estão tendo influência no seu desempenho.

    Por exemplo:

    Um TMS pode dar a visibilidade do que resultou em entregas atrasadas e em reclamações, afetando o lucro de uma transportadora, enquanto outros pontos não foram responsáveis por problemas de entrega.

    Você pode usar esse conhecimento para escolher o operador e rotas ideais, e para ver onde os problemas aparecem e decidir como abordá-los.

    Isso permite que você ofereça um melhor atendimento aos seus clientes e, melhor ainda, consiga resolver suas possíveis reclamações o quanto antes.

    5. Analisando o seu desempenho periodicamente

    Os usuários do sistema TMS podem receber respostas instantâneas sobre como está o desempenho dos processos na transportadora.

    Ele facilita a geração de dados e relatórios que fornecem aos gestores visibilidade de suas operações e gastos. Isso abre a porta para melhorias a serem feitas.

    Com a análise desses dados, é possível, por exemplo, agilizar as entregas. No mundo de hoje, entregar mais rápido e antes da concorrência é uma grande vantagem competitiva para o lucro de uma transportadora.

    Tenha em mente a concorrência do mercado logístico. O TMS ajudará a alcançar os objetivos da sua transportadora ao facilitar a avaliação do desempenho geral do seu negócio.

    A tecnologia é a principal aliada do lucro de uma transportadora!

    Viu como um TMS é uma ferramenta que ajuda você a implantar melhorias constantes nos seus processos? Se a sua ideia é expandir o negócio, melhorar a sua gestão e fechar contratos com clientes maiores, você não deve pensar duas vezes antes de começar a utilizar a tecnologia em sua empresa de transporte de cargas.

    Procurando por um software para aumentar o lucro de uma transportadora? Conheça agora mesmo o Super TMS e comece a colocar as nossas dicas em prática!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.