Documentos FiscaisMDFe

Novo Uso Indevido e mensagens de rejeição MDFe: O que mudou?

2 minutos de leitura
Novo Uso Indevido e mensagens de rejeição MDFe: O que mudou?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

Se você precisa emitir MDF-e para realizar as suas operações, fique atento!

O portal da SEFAZ publicou em nota oficial que o órgão passará a aplicar a regra de rejeição de encerramento de MDF-e prevista na NT 2017.001 a partir do dia 05/11/18, quando será implementado de forma definitiva.

    O que está mudando?

    Infelizmente, é comum deixar um Manifesto em aberto até o momento em que uma nova viagem se faça necessária. Se o usuário tentar gerar um MDF-e similar ao Manifesto em aberto, o sistema da SEFAZ irá disparar uma das seguintes mensagens de erro:

    Rejeição 462

    Mensagem de Rejeição 462: Existe MDF-e não encerrado há mais de 5 dias para placa com até 2 UF de percurso informadas.

    Rejeição 611

    Mensagem de Rejeição 611: Existe MDF-e não encerrado para esta placa, tipo de emitente e UF descarregamento.

    Rejeição 662

    Mensagem de Rejeição 662: Existe MDF-e não encerrado para esta placa, tipo de emitente no sentido oposto da viagem.

    Rejeição 686

    Mensagem de Rejeição 686: Existe MDF-e não encerrado há mais de 30 dias para o emitente.

    Durante o período de uma hora, o usuário poderá tentar autorizar um novo Manifesto com o mesmo CNPJ de uma até cinco vezes. Após a quinta tentativa, o sistema penalizará o usuário e deixará de informar a chave de acesso/protocolo de autorização do MDF-e que necessita encerramento por uma hora.

    Por que está mudando?

    Alguns sistemas emissores de MDF-e foram programados para encerrarem o MDF-e automaticamente ao receberem uma rejeição relacionada ao não encerramento do Manifesto, causando uma sobrecarga no ambiente autorizador da SEFAZ

    Por isso, ficou decidido que esta tentativa de encerramento automático seria punida, com uma sanção de uma hora sem a possibilidade de visualização da chave de acesso.

    Como isso afeta a sua empresa?

    O usuário deve estar atento ao conteúdo da mensagem de rejeição antes de tentar realizar a operação novamente. Isso é importante porque sem o número da chave de acesso para encerramento do Manifesto, a operação da sua transportadora poderá ficar retida por até uma hora.

    O que o cliente Hivecloud pode fazer?

    A plataforma hivecloud não realiza este tipo de prática condenada pelo ambiente autorizador da SEFAZ. Recomendamos a nossos clientes a encerrar o Manifesto ao final da viagem, como orienta a legislação.

    Mas, caso o usuário se depare com uma das mensagens de rejeição relacionadas ao encerramento e fique na dúvida sobre como proceder, poderá entrar em contato com o nosso Suporte por telefone ou pelo chat disponível em nosso site.

    Cansado de problemas com a emissão de MDFe? A Hivecloud te ajuda!

    Nosso software para Emissão de Manifesto Eletrônico (MDF-e) hivecloud tem como diferencial oferecer todo o suporte necessário para você emitir seu MDF-e de forma simples e fácil, em apenas alguns segundos.

    Ele oferece atualização permanente segundo a legislação, de modo que seus documentos fiscais estarão sempre de acordo com as exigências da SEFAZ.

    Você também contará com nossa equipe especializada para lhe orientar durante todas as etapas da emissão do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico, evitando assim as confusões e os contratempos muito comuns em outros emissores complicados.

    Conheça e experimente gratuitamente o hivecloud MDF-e clicando aqui!

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis

    Experimente agora o emissor de MDFe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.