DistribuidoraE-commerceIndústriaLogísticaTabela de Frete

Qual o Preço das Cobranças Indevidas na Gestão Logística?

4 minutos de leitura
Qual o Preço das Cobranças Indevidas na Gestão Logística?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

Quem trabalha no setor logístico de empresas embarcadoras de cargas se depara frequentemente com cobranças indevidas, mas poucos fazem ideia do quanto estão perdendo todos os meses ao realizar pagamentos indevidos.

Pensando nisso, nós fizemos o levantamento do valor que, em média, as empresas brasileiras perdem com os pagamentos indevidos nos transportes terceirizados. Confira!

    A terceirização do transporte de carga

    Se sua empresa encontrou na terceirização do frete uma alternativa para reduzir os custos com transporte, então, você não está sozinho! Esta é uma tendência do setor industrial.

    Para você ter uma ideia, no último ano, 35% dos embarcadores de cargas do Brasil revelaram o desejo de aumentar o nível de terceirização em sua empresa. (GKO SOLLIS)

    A decisão de contratar transportadoras ao invés de contar com uma frota própria tem a ver com a redução dos custos com transporte. Mas eu queria te fazer uma pergunta:

    Você faz ideia de quanto dinheiro sua empresa está perdendo por não conferir minuciosamente as documentações enviadas pelas suas transportadoras?

    Divergências no cálculo do transporte

    Diversos fatores podem causar divergências entre o que é contratado e o que é efetivamente cobrado pelas transportadoras, promovendo um aumento de custos. Por exemplo:

    • Reajustes automáticos;
    • Cotação errônea do preço, que foge da tabela acordada;
    • Cálculo fora da tabela negociada;
    • Cobranças em duplicidade;
    • Serviços não executados.

    Com isso, muitas empresas terminam pagando o frete em duplicidade ou sendo cobrado a mais que o valor negociado sem perceberem.

    Necessidade de reduzir custos

    Para você ter uma ideia de como é importante atentar para ações que visem a redução de custos, entre os anos de 2015 e 2017 houve um aumento de 15,5 bilhões dos custos logísticos. Os dados são da pesquisa “Custos Logísticos no Brasil em 2017”, da Fundação Dom Cabral.

    E as cobranças indevidas foram apontadas por 13% dos embarcadores de cargas como um problema sério a ser enfrentado.

    Como você sabe, os custos influenciam no preço de venda de seu produto, o que afeta sua competitividade. Esta situação, em um cenário de crescimento tímido e queda de faturamento pode prejudicar ainda mais a lucratividade da sua empresa.

    Quanto custam as cobranças indevidas?

    Estudos apontam que o custo das cobranças indevidas em uma empresa embarcadora de cargas é, em média, 9% dos custos totais com transportes no mês.

    Dessa forma, eliminar os pagamentos indevidos representaria, para a empresa, uma economia de 9% ao mês com transportes.

    Mas como conseguir essa economia?

    Auditoria de frete

    As empresas que desejam evitar prejuízos por erros na documentação dos transportes e economizar até 9% por mês estão investindo na realização de uma auditoria de frete funcional (que impacta diretamente na redução dos seus custos).

    Como funciona uma auditoria de frete?

    O processo é simples de entender. Na auditoria de frete, é realizada uma conferência minuciosa da documentação do transporte, visando garantir que o que foi acordado seja devidamente cumprido.

    A auditoria nos transportes terceirizados tem proporcionado uma economia de cerca de 9% para empresas como a sua, que terceirizam o transporte e até então não conseguiam controlar 100% das cobranças das transportadoras.

    Benefícios da auditoria de frete

    O melhor é que uma auditoria de frete vai muito além da simples conferência de custos. Ela é importante para descobrir exatamente quais cobranças foram aplicadas a uma remessa e como elas afetam sua lucratividade.

    Dessa forma, ao fazer auditorias de forma regular, você será capaz de evitar parcerias com transportadoras que cobram mais por um serviço que não é de qualidade e identificar estratégias mais vantajosas para sua empresa.

    Como começar uma auditoria de frete em sua empresa?

    Existem diversos meios de realizar uma auditoria de frete em sua empresa. Um bom começo é conferir cada uma das faturas enviadas pelos transportadores e compará-las com o que foi acordado durante a negociação.

    Esse pode ser um processo trabalhoso, mas a hivecloud preparou um material especial para te ajudar.

    > Clique aqui para baixar gratuitamente nossa Planilha de Conferência de Frete <

    Com ela, você conseguirá cruzar os dados das tabelas de frete com as notas fiscais e os CTes enviados pelas transportadoras. Assim você poderá conferir se todos os documentos de cobrança estão de acordo com o que foi contratado, evitando as cobranças indevidas.

    Pare de pagar caro por erros nas documentações de transporte e comece a realizar auditorias em seu transporte terceirizado agora mesmo!

    Qualquer dúvida, é só deixar seu comentário!